20/12/2008

Tribute to Claudia 2009, 3ª edição !

Em 2009, finalmente, teremos a participação de um Chef bem Português ! Albano Lourenço, o primeiro a ser distinguido com uma estrela do Guia Michelin.
Na Quinta das Lágrimas exerce a sua magia e saber. Por uma noite, em abertura do Festival Gastronómico, teremos a sua presença na Vila Joya.
Saiba mais aqui

18/12/2008

Desejos de um Feliz Natal

Mesmo sabendo que é um chavão gastíssimo de 2 mil anos, ainda assim, tenho a coragem e a aborrecida lata de desejar a todos um feliz Natal, com tudo o que têm direito.
Tempo de aquecer os nossos corações e de comer as nossas guloseimas. Amigos e família connosco, seja fisicamente ou em pensamento, passaremos este Natal com uma sensação de 'quentinho', que gostaríamos de manter todo o ano.
Fecho com mais outro desgramado chavão:
Natal é quando nós quizermos !

15/12/2008

A primeira Aldeia Global, por Martin Page


Este Domingo, na Fnac, encontrei este livro e creio ser uma leitura obrigatória para todos os que queiram situar melhor Portugal no plano histórico. Visto pelo Jornalista, já falecido, Martin Page.


"Quando Jonas foi engolido pelo «grande peixe», tentava apenas escapar para o território que é agora Portugal. Foi aqui que Aníbal encontrou os guerreiros, as armas e o ouro que tornaram possível a sua marcha sobre Roma; e Júlio César, a fortuna que lhe permitiu as conquistas da Gália e da Inglaterra. Durante a Alta Idade Média, mais a norte, os governantes árabes integraram Portugal na civilização mais avançada do mundo. Após a conquista de Lisboa, pelos Normandos, o novo Portugal levou Veneza à bancarrota e tornou-se a nação mais rica da Europa.
Antes de ser eleito Papa, com o nome de João XXI, Pedro Hispano, nascido em Lisboa, escreveu um dos primeiros compêndios modernos sobre Medicina que, um século mais tarde, era livro de consulta obrigatória em quase toda a Europa. Os Portugueses levaram as túlipas, o chocolate e os diamantes para a Holanda, introduziram na Inglaterra hábito do chá das cinco e deram a Bombaim a chave do Império. Ensinaram a África a proteger-se contra a malária e levaram carregamentos de escravos para a América. Introduziram, na Índia, o ensino superior, o caril e as chamuças e, no Japão, a tempura e as armas de fogo."


Uma boa prenda...

13/12/2008

Salada Caprese...Um bom exemplo de cozinha viva


Uma receita bem antiga:
  • Tomate fresco ou tomate cereja fresco
  • Manjericão fresco
  • Oregãos frescos
  • Mozarella fresca
  • Azeite extra-virgem (prensagem a frio)
  • Vinagre balsâmico ( a original não leva vinagre)
  • Alho, sem germen ( a original não leva alho)
  • flor de sal
  • pimenta preta moida na altura ( a original não leva pimenta)
  • pinhões (a original não tem pinhões)

Cortar os tomates às rodelas, cortar o mozarela às rodelas também.

Intercalar uma fatia de tomate com outra de mozarela.

Cortar o manjericão e os oregãos com a mão em pedaços mais pequenos.

Picar o alho muito bem, não precisa de muito alho...

Colocar o alho, o manjericão e os pinhões, se fôr caso disso, sobre as rodelas e temperar com sal e pimenta.

Regar com o azeite e o vinagre.

Repousar por uns minutos.

Comer....

Se for tudo da vossa criação, melhor ainda...

Cozinha do Ser: - estaremos mais perto...?


Aqui há uns tempos escrevi aqui uma ideia sobre a cozinha do ser, recordam-se? Hoje relembro esse tema.

Viram aquela reportagem sobre a "Ilha Paraíso" na TV (SIC)? Falava sobre uma familia que vive no Marvão, num terreno com 2 ha, e vive de uma forma natural.
Entre outras coisas, houve uma que me chamou à atenção: - o facto de se alimentarem exclusivamente de comida 'viva', recordam-se?
Faz tanto sentido, que vocês nem imaginam...
Dito por mim, que cozinho ao fogão todos os dias, é quase para vocês se rirem de mim... e têm razão, riam-se que eu faço o mesmo...
Para absorvermos a energia dos alimentos, não somente os seus nutrientes e afins, temos de consumi-los ainda 'vivos', excluindo os animais, evidentemente, que esses não entram nesta equação alimentar, somente as plantas, minerais e os produtos animais como o leite, yogurte e o queijo, por exemplo.
A variedade à nossa disposição é tão grande, o problema é que estes alimentos têm origem quase todos numa escala industrial.
Na reportagem, eles tinham estes alimentos disponíveis, porque eles os criavam, com amor e carinho no seu espaço. Misturavam-nos e preparavam-nos , até chegarem às suas refeições Gourmet. E, de facto, pude observar isso na reportagem, as ementas e os pratos eram preparados com saber de saberes feitos e por tentativas anteriores chegavam a novos sabores e a uma alimentação equilibrada, sem 'prendas', nem 'promoções', e os sub-produtos que produziam eles próprios, era devolvido ao ciclo da produção, equilibradamente.
Eu gostava de ser um Chef assim... Criando comida boa, energética, atraente e saborosa que, de facto servisse o Ser que há em cada um de nós.
Quem sabe? Um dia consigo, consigo...

11/12/2008

Canelonis frescos de pepino e salmão fumado, pequeno almoço...

Corte pepino em fatias finas, com um descascador de batatas.

'Besunte' cada fatia, dum lado, com pasta de wasabi e molho de soja.

Coloque uma fatia fina de salmão fumado ou marinado em cada fatia de pepino e enrole-a como se fosse uma tortinha.

Feche com um palito, ou não, normalmente , não é preciso. Costumo utilizar um cebolinho, branqueado e espalmado atando-o á volta do rolinho, com um nózinho... fica muito bem, apresentável e apetitoso.

Apare os lados, retirando os pedaços de salmão que saem do rolo ( ou não, mas acho que fica mais apresentável se retirá-los, com uma faca afiada)

Acompanhe com pão preto (pumpernikel) barrado com manteiga fresca e cebolinho cortadinho e uma bebida muitíssimo bem, estupidamente, fresca ( vodka, champanhe, prosecco, espumante bom, sumo de laranja)

Bom pequeno almoço ! E fruta também !

Workshop de cozinha !



Já tem o seu grupo reunido para o workshop em sua casa?
Marque o seu Sábado, antes que fique ocupado !
Já sabe, de 6 a 12 pessoas e um workshop de cozinha, comigo como Chef, é uma ideia maravilhosa, para compartilhar com as suas amigas, ou os seus amigos naquele Sábado especial!
Um dia para relembrar ! Original !
Ligue-me ...

08/12/2008

Evolução

Tanto tempo e tanta gente e... calha-nos a nós ! Evoluemos, então, que esperas?

Joy of Creation, N. Roerich


Como Roerich, viveu entre 1874 e 1947. Pintou e escreveu, entre outras coisas. Uma, pelo menos, das coisas que escreveu, é tão 'hoje' que parece que não se passou nada entre o que ele escreveu e o que 'é' hoje em dia.

Este é um excerto, em inglês, desculpem-me... (poderei tentar traduzir se alguém pretender. É só pedir.)


"(...) There are no enemies of evolution—there are misunderstandings; misunderstandings of family; misunderstandings of sex; misunderstandings of age; misunderstandings of countries; of continents, of worlds. And only through open-minded constructive thought can we solve them; when we are thinking not of ourselves but of the future generations. I repeat that the East can be a close friend, a most skilled co-worker, but this billion of people can also easily become an enemy through a simple misunderstanding. Is it not a beautiful task for our generation to solve the problem of misunderstanding, if we feel the oneness of the great Energy? The same single impulse of betterment, of upliftment, of creation, is the same for all humanity. With the same hand we may give our benediction and with the same hand we may commit murder. I do not believe in so-called varying conditions. One condition exists for all humanity—the mutual language of the heart, and with this language you destroy all misunderstandings because you are acting in full sincerity. You can proceed, you can surmount, because you know for what unifying purpose you are working. We speak so often about eternal peace, but from whence emanate the wars? From misunderstanding. And if we are so skillful in our discoveries, is it not also a most important discovery to determine how to solve the misunderstanding through the language of the heart? I am not speaking about anything metaphysical. After forty years of activity I affirm that everything is not ephemeral but if every energy can be discovered, measured and weighed, then in the same way our thought is also a tangible emanation. And the power of thought, without any metaphysical powers, can approach in the most friendly way each misunderstanding. Hence, from the highest, from the future, we can approach our reality. And our optimism is not the product of far-off dreams, but the result of studying dozens of countries and of approaching widely differing peoples, with quite varied psychologies. And after all, in spite of all variations, they are one. And the language of the heart, the language of love, is also one.(...)"

E, agora, é que desejo mesmo bom Natal para todos, todos os dias de cada ano, que são, cada um, um hoje.

Pasta 'Christmas', digo eu...


No Sábado passado, tivemos uma festa de Natal para as crianças na Vila Joya, com Pai Natal francês e tudo. Foi bom, muito bom, um lavar de coração, com tantas crianças presentes. A Joy estava vestida de anjinho, e muito bem. O Sr. João ajudou o Pai Natal a distribuir as prendas com o chapéu de malha da Emily na cabeça. Com a lareira acesa e os bolinhos e as bebidas, foi algo que correu muito bem.
À noite, tivemos a festa para os 'grandes' e tivemos fome em determinada altura. Então, todos comemos um pasta que a Joy me tinha pedido para fazer. Assim foi.
Depois, alguém pediu à Joy o nome daquela pasta e eu disse que era a 'pasta christmas' .
Aqui está a receita, para 50 pessoas !


  • 5 kg de tomate fresco sem pele e em pedaços pequenos
  • 15 mozarelas de búfala Galbani de preferencia.
  • 1 kg de tomate cereja
  • 200 g pimentão vermelho de conserva
  • 1 pimento vermelho fresco em fatias finas
  • 2 cabeças de alho
  • folhas de louro
  • tomilho fresco
  • alecrim fresco
  • manjericão fresco
  • oregãos
  • manjerona
  • azeite
  • vinagre balsamico
  • 1 lata de anchovas de conserva
  • 2 c sopa de alcaparras de conserva
  • 6 kg de pasta 'fusili'
  • manteiga
  • 1,5 kg cogumelos de paris
  • 1 c sopa de pó de cepes
  • 0,5 kg de lombo de veado cortado à faca em 'tártaro'
  • 12 carabineiros descascados e cortados em pedaços de 0,5 cm
  • 0,5 chouriço pata negra, sem pele e cortado em tartaro
  • 1 c sopa rasa de pimenta preta em grão
  • sal marinho
  • sal fino
  • açúcar

Ganda lista !


Ponham água a ferver com sal, muita !


Num tacho grande deitem o azeite, uma cabeça de alho sem o germen e descascado, o louro, tomilho, alecrim(pouco), anchovas, alcaparras, pimento conserva e chouriço.


Deixem que as anchovas se desfaçam todas, mexendo sempre para não queimar os alhos!


Juntem o tomate, sal e açúcar, para cortar a acidez, e deixem apurar. Quando o tomate estiver desfeito, corrijam de sal, mas sem ficar demasiado salgado, pois ainda vai apurar mais, é só para retirar mais liquido do tomate. Juntem a carne do lombo de veado cortadinha em 'tartaro'. Coloquem o molho no forno a 200ºC e deixem apurar mais.


Num tabuleiro de ir ao forno, coloquem tomilho, alho e os cogumelos limpos e cortados em quartos. Reguem com azeite e temperem de sal marinho e pó de cepes, mexam bem e coloquem no forno, também, a cozinhar por 15 minutos. Reserve !


Salteem numa frigideira com lume vivo, o pimento, em azeite, junte os tomates cerejas e a pimenta em grão e sal marinho e, quase no fim, junte o vinagre balsamico, a manjerona e reduza um pouco, mas sem desfazer os tomatitos ! Reserve...


Entretanto, coloquem a massa a cozer al dente. (7 a 8 minutos)

Enquanto a massa coze, salteie ligeiramente os pedaços de carabineiros, previamente polvilhados com sal fino, pouco, com manteiga, e junte o manjericão fresco quase no fim de salteá-los. Reserve !

Mal a massa esteja al dente, passe-a por um coador de rede e deite a manteiga no tacho, para aquecer e deite a massa novamente para envolvê-la bem no molho da manteiga.

Deite o molho de tomate por cima, a mozarella partida aos pedaços e os oregãos,

Deite os cogumelos por cima,

Deite os tomatitos por cima e

Deite os carabineiros por cima.

Envolva tudo bem.

Sirva imediatamente...

Bom Natal.

07/12/2008

O ruído ensurdecedor desta época


Estamos em Dezembro: - faz o possível para não escutar o ruído ensurdecedor deste tempo. Ouve o que está dentro do teu eu. Se tiveres que exagerar, que seja por amares demais, como se isso fôsse possível. (JC)


04/12/2008

O pequeno-almoço, contado aos pais !

Foi neste dia 4 de Dezembro, pelas 19,30 horas, na escola EBI em Ferreiras, que se jntaram 25 pais e mães, para receberem formação sobre como elaborarem pequenos-almoços mais correctos para os seus filhos.
Organizado pela Professora Conceição Catalão, a quem só tenho a agradecer, creio ter sido muito bem recebido pelas pessoas que amavelmente se dirigiram a esta formação.
Espero que tenha servido para que os hábitos alimentares das suas respectivas crianças e seus, se alterem, de modo a que se tornem pessoas mais felizes e mais saudáveis de agora em diante. Obrigado a todos. As fotos são do reporter e ajudante de cozinha Diogo Amaral.





02/12/2008

Restaurante DOC, Chef Rui Paula... um marco geodésico

Tive a boa sorte de ter visitado o Douro no fim do ano passado e de ter sido amavelmente convidado para jantar nesta casa fenomenal que é o DOC nas margens do Douro, lindo e muito 'nosso' rio e meio de comunicação, em toda a acepção da palavra.
Conheci, nesse jantar, o Chef Rui Paula, com quem falei e com quem troquei algumas ideias gastronómicas. Impressionou-me a sua simplicidade e a sua profundidade. As criações culinárias que então provei foram divinais e no bom caminho, segundo penso, de recriar a nossa tão rica e bem amada cozinha regional, elevando-a a um estatuto mais 'michelaniano' sem contudo perder nenhuma das suas raízes, resumindo: cozinha sublime, mas mantendo a qualidade de verdadeiro alimento, enraizado em sabores de muitos saberes feito.
Deparei na FNAC com o seu livro, ainda não o comprei, mas tenho de fazê-lo em breve e aconselho a todos que o façam quanto antes, pois o que vi quando o folheei, permitiu-me aguçar e excitar a minha curiosidade e recomendá-lo vivamente.
Um forte abraço ao meu colega de profissão, embora ele se situe alguns largos kilometros bem adiante de mim... Os meus parabéns.

Aprenda a meditar

Reiki é com o Mestre Viktor !

Astro-Reiki é o humilde nome do Blog de um dos meus queridos mestres de Reiki.
Aconselho VIVAMENTE a todos a sua leitura assídua bem como a seu Forum.
Experimente o Reiki através do Mestre Viktor e poderá descobrir Universos espirituais inexplorados dentro de si.
Este Natal, conheça o Reiki com o Mestre Viktor. No Hotel Montechoro em Albufeira !
Contacte-o agora em: mestreviktor@gmail.com

A prenda perfeita para este Natal !


Nos miminhos da Didi, poderá vossacelência encontrar a prenda original que lhe faltava .
Crochet
Lembranças de Baptismo
Lembranças de Casamento
Velas
O sucesso garantido neste Natal !

Grandessíssima fisioterapeuta esta minha vizinha !

Visitem o seu blog e fiquem a conhecer a fisioterapeuta que poderá ajudar-vos nas mais diversas situações. Desde
  • Fisio Home Care
  • Fisioterapia Neurológica
  • Fisioterapia Respiratória
  • Preparação para o Parto
  • Massagem Infantil no Bebé
  • Ginástica Pré e Pós Parto
  • Ginástica Laboral
  • Reeducação Postural Global (RPG)
  • Drenagem Linfática Manual
  • Massagem Terapeutica
  • Método Kabat
  • Reiki
  • Massagem Relax
  • Massagem Localizada
  • Massagem Pedras Quentes
  • e muito mais.

Contacte a Catarina já ! ft.catarina@hotmail.com ou 91 875 39 55

Bom serviço garantido !