26/09/2009

Refeições mais baratas nos restaurantes?

Hoje em dia, um pouco por toda a parte, observo a descida dos preços das refeições servidas nos restaurantes, tascas, supermercados, snack bares, etc.

Creio que após a entrada no Euro, este momento é aquele em que os preços se aproximam mais daqueles que existiam antes da entrada em vigor da moeda única.

Concorrência, crise, chamem o que quizerem, este facto é óptimo para a restauração em geral, senão reparem:
Há um supermercado, pelo menos que eu saiba, que vende uma refeição quase completa por 1,89€ !
E tem sopa, prato e fruta. è quase ao preço da cantina da escola secundária, 1,48€!!

Isto faz que mais pesoas vão comer fora, muito mais do que antes, certo?
Assim, desde que as pessoas se habituem a comer fora, quando as coisas estiverem melhor, poderão então escolher melhores refeições e assim seleccionar espaços de restauração com uma oferta ainda mais cuidada e inventiva.

Aproveitar estes momentos de crise é importante, para que se possa crescer e desenvolver o espírito crítico em relação ao que se come por aí.
A monotonia de oferta em Portugal, de região para região, é de pasmar. Passei-se por Lisboa e quase toda a gente oferece os mesmos tipos de menú, em Albufeira é o mesmo e por aí fora.

Estou a generalizar claro, mas é lugar comum encontrar o mesmo tipo de oferta de um restaurante para outro numa mesma cidade, ou estarei enganado?

O gosto de comer bem VS o gosto de ficar saciado VS o prazer de comer bem ficando saciado VS o prazer de bem comer, ficando saciado e obtendo um imenso prazer para todos os sentidos incluindo o 6º. Este é o campeonato gastronómico de hoje.

Quem vai ganhar? Não sei e não quero saber. Vou observando e faço as minhas escolhas conforme os meus gostos e espero que faça o mesmo...

Bom apetite !

2 comentários:

jguerra disse...

Olá! O blog voltou e com aspecto renovado. Tive de me ausentar uns tempos, mas cá estou de volta. Vou voltar para ler conatenção, espero que regresses ao meu também.

Tiago Lopes disse...

grande blog sim senhor parabens.