25/08/2008

Cozinha Thai, bla bla bla




Caracteriza-se pela utilização de ervas e condimentos frescos e alguns, poucos, secos... em vez dos secos, como na comida chinesa, e pelo leite de coco, sumo de lima, manga, papaia verde, pepino, beringela bebé, galangal, gengibre fresco, folhas de menta, erva limeira, coco, manjericão, pasta de camarão e marisco. As carnes também são utilizadas, sempre em pedaços pequenos e suculentas. Não esquecer todas malaguetas verdes e vermelhas que lhe dão vida e mais cor. O arroz de jasmim, cultivado na Tailandia, é muito usado, embora o arroz mais aglutinante, o selvagem e as massas de arroz também o sejam, quer em sopas, neste caso, como em sobremesas, nos anteriores.

Normalmente, utilizam-se colher e garfo para comer, embora nas regioes interiores se utilize as mãos, tendo os muçulmanos-Tailandeses o cuidado de utilizar sempre e só a mão direita para comer, por razões óbvias, pois a esquerda serve para outras funções menos elevadas mas igualmente importantes da fisiologia humana.

As refeições são normalmente servidas de uma vez só, com o arroz como prato central rodeado de todos os outros pratos e condimentos, dos quais os convivas se servem.

No Nordeste é comum a utilização de insectos e larvas na confecção dos alimentos. ;-()

Nenhum comentário: