02/12/2008

Restaurante DOC, Chef Rui Paula... um marco geodésico

Tive a boa sorte de ter visitado o Douro no fim do ano passado e de ter sido amavelmente convidado para jantar nesta casa fenomenal que é o DOC nas margens do Douro, lindo e muito 'nosso' rio e meio de comunicação, em toda a acepção da palavra.
Conheci, nesse jantar, o Chef Rui Paula, com quem falei e com quem troquei algumas ideias gastronómicas. Impressionou-me a sua simplicidade e a sua profundidade. As criações culinárias que então provei foram divinais e no bom caminho, segundo penso, de recriar a nossa tão rica e bem amada cozinha regional, elevando-a a um estatuto mais 'michelaniano' sem contudo perder nenhuma das suas raízes, resumindo: cozinha sublime, mas mantendo a qualidade de verdadeiro alimento, enraizado em sabores de muitos saberes feito.
Deparei na FNAC com o seu livro, ainda não o comprei, mas tenho de fazê-lo em breve e aconselho a todos que o façam quanto antes, pois o que vi quando o folheei, permitiu-me aguçar e excitar a minha curiosidade e recomendá-lo vivamente.
Um forte abraço ao meu colega de profissão, embora ele se situe alguns largos kilometros bem adiante de mim... Os meus parabéns.

Nenhum comentário: