13/12/2008

Cozinha do Ser: - estaremos mais perto...?


Aqui há uns tempos escrevi aqui uma ideia sobre a cozinha do ser, recordam-se? Hoje relembro esse tema.

Viram aquela reportagem sobre a "Ilha Paraíso" na TV (SIC)? Falava sobre uma familia que vive no Marvão, num terreno com 2 ha, e vive de uma forma natural.
Entre outras coisas, houve uma que me chamou à atenção: - o facto de se alimentarem exclusivamente de comida 'viva', recordam-se?
Faz tanto sentido, que vocês nem imaginam...
Dito por mim, que cozinho ao fogão todos os dias, é quase para vocês se rirem de mim... e têm razão, riam-se que eu faço o mesmo...
Para absorvermos a energia dos alimentos, não somente os seus nutrientes e afins, temos de consumi-los ainda 'vivos', excluindo os animais, evidentemente, que esses não entram nesta equação alimentar, somente as plantas, minerais e os produtos animais como o leite, yogurte e o queijo, por exemplo.
A variedade à nossa disposição é tão grande, o problema é que estes alimentos têm origem quase todos numa escala industrial.
Na reportagem, eles tinham estes alimentos disponíveis, porque eles os criavam, com amor e carinho no seu espaço. Misturavam-nos e preparavam-nos , até chegarem às suas refeições Gourmet. E, de facto, pude observar isso na reportagem, as ementas e os pratos eram preparados com saber de saberes feitos e por tentativas anteriores chegavam a novos sabores e a uma alimentação equilibrada, sem 'prendas', nem 'promoções', e os sub-produtos que produziam eles próprios, era devolvido ao ciclo da produção, equilibradamente.
Eu gostava de ser um Chef assim... Criando comida boa, energética, atraente e saborosa que, de facto servisse o Ser que há em cada um de nós.
Quem sabe? Um dia consigo, consigo...

Nenhum comentário: