24/09/2008

Menús pré-concebidos? ná..... Cozinha do Ser !


Prefere as coisas pré-fabricadas ou feitas só para si? Pense e responda com verdade. Pense nas coisas e em si, deixe o resto...

Feitas só para si? Acertou !

Nesta sociedade de consumo imediato, sem tempo, onde os menús são de degustação, porque, assim, se poupa tempo e dinheiro provando tudo o que se faz naquele restaurante , mas numa única 'refeição'.
Eu conheço quem 'maquinou' este conceito, trabalhei com ele, em Bruxelas, muita técnica e pouco coração e digo-vos que, a razão disto, começou como uma tentativa de permitir àqueles que não podiam ir ao seu restaurante mais de que uma vez por ano ou nem isso, provassem, duma vez, as suas iguarias.
Democrático, economista, concerteza, aceito isso. Deste modo, chega-se a mais pessoas, sensibiliza-se mais gente para a Alta Cozinha, mas... não é o ideal, perdoem-me a franqueza.

Uma refeição... é uma refeição, serve o propósito de alimentar um Ser e de lhe dar prazer. As orgias romanas faziam isso no seu extremo, alimentavam e davam prazer com iguarias estranhíssimas e requintadas, entre outras coisas.

Qual é a diferença para nós? Refinámos a orgia?

Evoluímos, e vamos evoluir ainda mais... Que queremos para nós agora e mais além?

Queremos que uma refeição inesquecível seja uma colecção de 30 pratos titilantes? Divertidos? Fora do normal? Pequenas explosões de côr e sabôr? Lalalalala?

Recordam-se da 'Nouvelle Cuisine'? Quando apareceu, a Sociedade estava sedenta de coisas novas, era espacial, etc. Fizeram-se 'misturas agonizantes' em nome do 'progresso', mas permitiu, após anos de 'selecção natural' por parte dos consumidores, chegar a refeições mais equilibradas, refinadas, menos pesadas, mais saudáveis. O sofrimento foi necessário. Já nem menciono a Cozinha da altura do 'Boom' das especiarias pela Europa, há alguns séculos atrás ! Mas hoje o Pastelinho de nata leva canela em pó e muito bem ...

Agora dá-se início a outro sofrimento:- molecular; desconstrução, o partir dos velhos 'muros', que levará a um outro conceito mais elevado, mais de acordo com cada um de nós, a seu tempo. Estamos, novamente, a re-aprender... a evoluir.

Eu, Zé, do alto dos meus sapatos, preconizo que a nova cozinha será chamada, (chamo eu...) 'Cozinha do Ser'. Uma Utopia.

Esta cozinha revela uma atenção maior a cada um, é personalizada, serve a sua biologia e o seu espírito.

Preenche um vazio social, cria momentos de referencia indeléveis, pois serão únicos em prazer partilhado e com consequências benéficas para o Ser e o meio-ambiente, sendo sustentável.

Cria-se um equílibrio no ecossistema. A refeição é exclusiva a cada um, todos os Seres podem aceder a esta e usufruí-la.

Não é exclusiva deste ou daquele local, pois todos saberão como prepará-la na perfeição, uns para os outros.

Compôe-se de todos os ingredientes que necessitarmos naquele momento, confeccionados do modo mais criativo, delicioso e apelativo, apresentados como um sonho e de sabôres e odôres celestiais. Os seis sentidos preenchidos.

A Alta Cozinha estará ao alcance de todos, será a cozinha de todos os dias e ninguém no Mundo se lembrará mais da palavra 'FOME'.

Esta é a minha Cozinha do Futuro. Podemos começar?

2 comentários:

Unknown disse...

Ninguém comentou até agora, ufff!

Pensei que alguém tinha lido! Afinal ainda vou a tempo de pensarem que não sou lélé da cuca....

Anônimo disse...

vai mas é trabalhar !