17/09/2008

Frango assado e puré de batata, dicas saudáveis

Está a chegar o Outono e já sabe bem fazer algumas coisinhas boas no forno em casa.
Um franguinho assado é boa ideia, mas dou aqui esta ideia mais saudável para iniciar a estação sem exageros gastronómicos.

Ao colocar o frango a assar no forno, para não utilizar gordura em demasia e somente vegetal, fure o frango com um garfo em vários locais, permitindo que a gordura do próprio frango saia e ajude na cozedura do mesmo. Pode juntar umas cenouras e cebolas em cubos na travessa, alecrim e tomilho frescos também e umas rodelinhas de limão por baixo da pele do peito do frango, sal e pimenta.

Após o frango estar assado, retire todo o molho para uma vasilha transparente e deixe repousar um pouco. Repare que a gordura fica em cima e, em baixo dela, estão os sucos deliciosos da assadura, estes mais saudáveis e apetitosos.

Para o puré de batata, não acrescente manteiga mas sim 'creme fraiche' e/ou 'sour creme', já à venda cada vez mais nos bons supermercados. O sabor é divino. (guarde a manteiga para pôr na torradinha matinal)

Acompanhe com uma boa salada de rúcola e agrião para 'esticar' o Verão.

São astúcias que permitem aumentar, melhorar, o sabor dos alimentos e diminuir a quantidade de gorduras prejudiciais ao nosso organismo.

Claro que deverá consumir, de preferencia, gorduras de origem vegetal.

Outra sugestão tem a ver com o que se gasta e ganha em energia:
  • Faça mais exercício, beba mais água, coma melhor e viva mais feliz.

Nenhum comentário: