07/09/2008

Cada Chef, cada mistura...

Pois é, no que toca a misturas, cada Chef terá a sua.
Mesmo que sigamos uma receita, corrigimos sempre alguma coisa no momento, considerando o que aprendemos nas outras vezes.
Como mistura, refiro-me essencialmente ao conjuntos de temperos e momentos de os utilizar em cada receita, doces ou salgados.
Exemplo corrente de uma mistura é o caril.
O que, no Ocidente, ainda, por vezes, se entende como caril, é uma mistura pré-preparada e embalada, à venda nas superfícies comerciais, com maior ou menor qualidade.

Ora, este cocktail de especiarias comercial teve origem nos senhores anglo-saxões que ocuparam a India e adoraram a comida que lá se fazia.
Bons comerciantes, dedicaram-se a encontrar aquelas misturas que mais agradavam aos seus congéneres. Daqui até à prateleira do supermercado, foi um repente.

Como existe diferença entre comida pré-preparada e comida feita no momento, também existe uma diferença abissal entre o caril de pacote e o feito por nós no momento. (continua)

2 comentários:

Marizé disse...

Sou uma apaixonada por especiarias!
Vim agradecer e retribuir a visita e deparei-me com leitura sobre esse tema que me fascina.
Curiosamente publiquei hoje no Tachos a minha experiência pessoal sobre o tema torrar e moer especiarias, na próxima 4ª feira será publicado uma série de misturas de especiarias que normalmente uso.

Bj

Unknown disse...

Fico contente e sugiro que nos vamos 'visitando' mutuamente.

O desejo de continuação de muita sorte e bons artigos.