11/09/2008

Novos caminhos para a nossa Cozinha Portuguesa


Já todos sabemos do sucesso internacional da cozinha francesa, espanhola, italiana, japonesa, árabe, etc.

A nossa é tão única, tão boa e tão gabada por todos os que nos visitam e têm a sorte de comer comidinha nossa bem feita, porque é que não somos um 'trend'? Uma moda? Onde estão os franchisings de Portuguese Food ?

É por aí que queremos ir?
Vermos a nossa cozinha depradada por todos quantos a utilizem pelo Mundo?
Como os pobres dos italianos que se devem torcer todos por ver as suas pizzas e pastas feitas das mil e uma maneiras menos as tradicionais?

A nossa preocupação é que conheçam a nossa comida, mas que não a alterem e adaptem a seu bel-prazer, não senhor...
Querem comer feijoada à Transmontana? têm de comer como nós fazemos em Trás os Montes, senão não podem pôr no menú que é a tal, como se faz com o Vinho do Porto e o Queijo da Serra.

Então a solução é simples, passam a haver regiões Demarcadas para cada receita nacional Homologada !
Há japoneses em Tóquio a apetecer-lhe comer uma Lampreia à moda de Entre os Rios? Só se fôr feita em Entre os Rios, por pessoas de Entre os Rios e com Lampreias apanhadas em Entre os Rios, o arrôz teria de ser duma marca de Entre os Rios, também .

Agora a sério, este é o tipo de discussões que penso que poderiam nascer depois, picuinhas como nós somos, mas até lá ainda há muito trabalho a fazer, bom trabalho e bem feito.

Que apareça um Chef Português que se atreva a ir às televisões de todo o Mundo, a todos os telejornais e programas de cozinha e faça a nossa cozinha, explique o sentido que ela faz para nós e a mostre como é boa e, por favor, dê-lhe algumas voltinhas, poucas, para torná-la mais leve, apresentável à mesa dos finos doutores.
Que, em cada país, ensine a influencia que a nossa cozinha teve e tem nas Cozinhas de todo o Mundo, em cada continente. Algumas influencias subtis e outras gritantes.
Que esse Chef tenha bom ar e saiba comunicar em várias línguas e esteja habituado às multidões, que não tenha medo de mostrar emoção, quando fizer falta, para falar da nossa Cozinha.

Um aparte, que vem a talho de foice ...Dizem que, nos países onde não há recursos naturais abundantes, como em Portugal, por exemplo, dever-se-ia investir no melhor de todos: os seus habitantes, o seu povo.
Mas, para isso, nós temos de querer ser melhores e termos brio em tudo o que fazemos, trabalhar, trabalhar e trabalhar.
Ninguém consegue explorar eficientemente e por muito tempo, uma pessoa culta e desembaraçada. Tornemo-nos mais cultos, porque desembaraçados já somos e bem !

Wake up !

Nenhum comentário: