08/09/2008

Uma paixão alentejana

(A foto é do Cláudio Nascimento, não resisti a publicar, mesmo sem lhe pedir)

Cozinhas alentejanas ? Ou Cozinha Alentejana?

Na minha pobremente douta opinião, creio mais nas Cozinhas alentejanas.
O ensopado de borrego de Évora não é igual ao de Beja.
As migas de Estremoz são diferentes das migas de rebolo de Castelo de Vide.
As queijadas do Alto Alentejo são diferentes das do Baixo Alentejo, se é que ainda me deixam referir às duas regiões assim.
Concerteza que existem parecenças muito acentuadas mas... são diversas. E cada aldeia, deve ter um modo de fazer cada receita e cada cozinha, a sua. Tal como em todo o lado... Para mim o Alentejo é uma nação.

Sabiam que o ensopado de borrego de Beja, feito com batata, é quase tirado a papel químico do 'Irish Stew'? Pois, pelo alentejo também andaram os Celtas, pázinho...

Também já sabem que a carne de porco à alentejana, com as ameijoas, é um derivado de comida dos mais pobres? Os ricos é que tinham a carne e a colocaram lá, a malta tinha de usar o cação e o marisco de conchinhas que era oferecido pelos vendedores de peixe ambulantes.
Conhecem a sopinha de cação? Com vinagrinho , nã era? E para que acham que servia o vinagrinho? E as ervinhas?

Os sabores foram ficando e acomodando-se chegaram a nós.

No geral, pode-se dizer que a cozinha alentejana tem uma coisa em comum: para mim, é a melhor de todas, inclusive a dos meus queridos irmãos e confrades algarvios, tanto por mim estimados, que me desculpem e todos os outros que trago também no coração.
A minha querida mãe era de Estremoz e pronto, não há volta a dar-lhe.

A diferença para as outras cozinhas é de milimetros, mas eles existem fisicamente no meu coração.

Estou desejando passar estas emoções no meu próximo Workshop de Cozinhas Alentejanas, marquem-me o dia e a hora.

2 comentários:

Marizé disse...

Partilho da paixão pela cozinha e pelo Alentejo, no meu caso, Baixo Alentejo.

Unknown disse...

O Baixo Alentejo tem que se lhe diga. E não se pense que são tudo desertos de searas e montes, não senhora ! Há mar e peixe do melhor ! Riquíssima a cozinha do Baixo Alentejo (ou as cozinhas do Baixo Alentejo, como eu penso...)