05/09/2008

Menús de Degustação? São isso mesmo

Já experimentou um menú de degustação? Apreciou essa refeição? Sim, não, talvez.

As respostas são tão diversas como as pessoas.

Eu entendo que um menú de degustação é isso mesmo, uma prova de pratos variados . Se me perguntarem se é uma refeição, respondo: - Depende ...

O menú de degustação aparece como uma necessidade que a alta cozinha tem de chegar a um maior número de pessoas possível, posto que, assim, numa refeição com vários pratinhos, se provam as várias especialidades daquele ou aqueles Chefs. Fica muito mais económico em dinheiro e em tempo... mas...

... A minha ideia de uma boa refeição ainda se prende com aquela onde preparamos o palato para o que vem a seguir, acalmamos a fome com algo divino, deleitamo-nos com uma criação inesquecível, adoçamo-nos com um prazer desmedido e, seguidamente, acalmamos os sentidos e, com olhos sonhadores, refastelados num bom encosto, protegidos do sol Primaveril por sombra aprazível duma árvore imensa, recordamos, com os nossos convivas, o sonho que passámos juntos.

Tudo com calma, tempo e, em falta de poder económico, perfeitamente descartável, com muito amor e carinho.

Até pareço matarruano, mas alguns dos Doutoures de Lisboa que me lêem, parecem concordar comigo.

Que me perdoe El Chef famoso e a moda mas : - Qual é a pressa?

Nenhum comentário: